Como investir dinheiro para aumentar patrimônio médico?

Como investir dinheiro para aumentar patrimônio médico?

Todo profissional não deve limitar sua renda à sua remuneração mensal do exercício da profissão. Os médicos devem estudar meios de aumentar seu patrimônio para conquistar melhor qualidade de vida, independência financeira e, consequentemente, conseguir viver com mais tranquilidade.

Mas, será por meio dos investimentos e uma boa gestão financeira que ele conseguirá alcançar esses objetivos. Mesmo que você exerça uma profissão rentável — como a do médico — é importante buscar uma renda que garanta a segurança de faturamento, principalmente quando o profissional recebe um valor variável.

Para assegurar o bem-estar e comodidade financeira para o médico, redigimos este artigo que traz as melhores dicas sobre como investir dinheiro para aumentar o seu patrimônio. Confira!

Principais dicas de como investir dinheiro e aumentar o patrimônio médico

Estabeleça e planeje seus objetivos

A primeira etapa para o sucesso é definir seus objetivos e arquitetar um plano de ação para alcançá-los. Em relação aos objetivos, eles dependerão dos sonhos e desejos do médico. Por exemplo, você pode começar a investir em busca de uma aposentadoria mais saudável, conseguir uma renda passiva suficiente para não depender sua profissão atual, realizar um grande investimento etc.

Para definir as metas, recomendamos que seja aplicada a técnica SMART, sigla que resume cinco qualidades necessárias para esse objetivo, são elas:

  • S — specific (específico): claro e direto, como “adquirir uma nova casa” ou “aposentar com finanças fartas”;
  • M — measurable (mensurável): determinar precisa ou aproximadamente a taxa de retorno (rentabilidade) do investimento;
  • A — atingible (atingível): deve ser palpável e atingível no plano real;
  • R — relevant (relevante): atenderá suas expectativas;
  • T — temporal (prazo definido): inclui o tempo disponível para investir, quanto será o retorno e o prazo final para cumprir o objetivo.

Além disso, será necessário estabelecer as ações necessárias que permitam alcançar esse objetivo. Essencialmente, consiste na realização dos investimentos mais adequados ao seu perfil, que serão apresentados no tópico a seguir.

Estude e faça os investimentos adequados

É comum que a grande maioria da população brasileira guarde parte de sua renda na poupança bancária. Mas essa opção não é vantajosa, visto que o rendimento é baixo e, muitas vezes, pode ser inferior à inflação, o que torna necessário buscar alternativas no mercado financeiro.

Nesse mercado há uma ampla variedade de investimentos com diferentes características que variam conforme o grau de risco — baixo, médio ou alto — forma de rendimento — fixa ou variável — e prazo de vencimento, que pode ser curto, médio ou longo. Entre as principais escolhas disponíveis para o médico estão:

  • CDB e LC: são de renda fixa e diferentes opções para resgate;
  • previdência privada: garante uma renda futura ou complementa a aposentadoria;
  • fundos imobiliários: grupo de investidores aplica recursos em grandes empreendimentos — como shoppings e edifícios — e busca rendimentos posteriores;
  • fundos de investimentos: maneira fácil de diversificar investimentos e se adéqua a várias estratégias do investidor;
  • tesouro direto: investimento mais seguro do mercado e rende mais que a poupança;
  • LCI e LCA: são isentos de imposto de renda e contam com boa rentabilidade a médio prazo;
  • debêntures: o investidor aplica capital de uma empresa sem ser sócio dela, os retornos são de médio e longo prazo e têm alta liquidez;
  • ações: os riscos são mais elevados, por outro lado os retornos também são maiores;
  • entre muitos outros.

Contrate uma assessoria patrimonial especializada para médicos

Percebe-se que quando se trata de investimentos, são várias as opções que o profissional pode escolher, sendo que cada uma tem suas próprias peculiaridades, cálculos, taxas, riscos, etc. Muitas vezes pode não ser viável que o médico as estude por conta própria, já que os profissionais da área têm uma rotina agitada, incluindo longas jornadas de trabalho e horas de estudos diários.

Por essa razão é importante ter a ajuda de um consultor especializado para atender as necessidades dos médicos. O prestador do serviço auxiliará na elaboração do planejamento do médico, identificará seu perfil de investidor e fornecerá todo suporte necessário para fazer as escolhas adequadas, controlando as alocações de capital e o patrimônio da forma mais vantajosa.

Aquele que consegue investir dinheiro para aumentar patrimônio médico tem em suas mãos as ferramentas necessárias para aumentar sua qualidade de vida e alcançar seus objetivos. Entretanto, é essencial ter ao seu lado assessores especializados para fazer as melhores decisões e não cometer erros no processo.

Aprofunde-se ainda mais sobre investimentos para médicos lendo agora mesmo nosso artigo que explica como e onde aplicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *