Passo a passo sobre como abrir uma clínica médica

Passo a passo sobre como abrir uma clínica médica

Abrir uma clínica médica abrange várias ações que vão desde a aquisição ou locação de equipamentos, instrumentos, local e demais elementos físicos, até questões fiscais e contábeis.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo, no qual faremos um pequeno guia contendo os principais elementos que devem ser observados antes de montar a sua clínica médica. Acompanhe-nos nesta leitura!

Espaço físico

A escolha do espaço físico, geralmente, é um dos primeiros passos que precisam ser dados. Para fazer isso, é necessário avaliar qual o tipo de público que você pretende atender e selecionar o local que melhor se adapte a ele. Ao definir o seu público-alvo, também é interessante fazer uma pesquisa sobre o seu perfil de consumo, hábitos, bem como os preços cobrados pelas consultas e procedimentos do seu segmento.

Quanto ao espaço físico, este pode ser próprio ou alugado. Tudo dependerá da sua disponibilidade e da realidade do negócio. O importante é que o local seja adequado às suas necessidades e proporcione praticidade e conforto para os seus clientes.

Equipamentos e ferramentas

Equipamentos e ferramentas são fundamentais para o início do funcionamento de uma clínica médica. Dependendo da área em que você for atuar, pode haver outros elementos necessários para dar início às atividades. No entanto, alguns itens básicos são fundamentais e precisam existir em toda clínica. Veja quais são:

  • mesa e cadeiras da recepção, assim como assentos de espera confortáveis para os clientes;
  • mesas e cadeiras das salas dos médicos;
  • macas para atendimento;
  • equipamentos de ar condicionado;
  • armários para guardar instrumentos e armários para a recepção a fim de armazenar fichas de clientes e demais documentos da empresa;
  • equipamentos de tecnologia e comunicação;
  • software de gestão.

Questões fiscais e contábeis

Agora chegamos a um ponto de especial importância: as questões legais do seu estabelecimento. A definição desses critérios não é importante somente para ficar em dia com a lei, pois estes também podem impactar na geração de resultados do seu negócio. Continue lendo!

Escolha do tipo de empresa

A legislação brasileira permite a criação de diversas formas de empresa: Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Simples (SS), Sociedade Anônima (S.A.), entre outras.

Cada uma delas pode ter aplicações diferentes. Por exemplo, se você não tem sócios, o ideal seria escolher uma que permita a inclusão de apenas um responsável. No entanto, é preciso ter cuidado nessa escolha.

Com relação ao Empresário Individual (EI), em se tratando de empresas médicas, a constituição de um negócio nesse formato equipara a Pessoa Jurídica à Pessoa Física, conforme o regulamento do Imposto de Renda. Assim os benefícios obtidos pela PJ seriam totalmente anulados.

Definição do regime de tributação

Outro ponto crucial é a definição do regime de tributação. Esse elemento será o responsável pelo volume de tributos que será pago em seu empreendimento, bem como o número de obrigações acessórias que deverão ser cumpridas.

Muitas pessoas acreditam que esse passo é descomplicado: basta selecionar o Simples Nacional e tudo ficará bem. No entanto, se a decisão não for tomada com a devida atenção, até mesmo esse regime de tributação simplificado pode gerar um prejuízo que levará sua empresa ao prejuízo em poucos meses.

A definição do regime tributário deve ser pautada por uma profunda análise de suas despesas e da projeção das receitas que serão auferidas. Acredite, dependendo desses e outros fatores, o Lucro Real — que é uma modalidade mais complexa — pode até mesmo ser mais interessante que o Simples.

Tudo dependerá do resultado dessas análises. Geralmente, de fato, o Simples Nacional acaba sendo o mais vantajoso no início de um negócio, mas isso não é uma regra. Por isso, é necessário o estudo e a análise profunda das variáveis mencionadas.

Além disso, é importante ter atenção com outro ponto: na maioria dos casos, o regime de tributação não poderá ser alterado no curso do ano calendário. Ou seja, caso a empresa estiver dando prejuízo na modalidade selecionada, deverá permanecer nela até o final do exercício.

Assessoria e consultoria

Toda pessoa que vai abrir uma empresa já sabe que precisa contar com o apoio de um contador ou empresa contábil. Afinal, apenas profissionais qualificados e experientes na área conhecem os tramites legais necessários para que o processo seja executado de forma correta, possibilitando que o seu negócio seja constituído em poucas semanas.

Ainda, se tratando de clínicas médicas, é fundamental que você escolha um escritório de contabilidade que tenha experiência com empresas da área da saúde e conheça todas as suas particularidades.

Por exemplo, um profissional que atua no mercado em geral não saberá que a simples definição do tipo de sociedade que você constituirá poderá gerar problemas na hora de tratar com uma cooperativa ou Hospital. Percebe a importância de contar com o apoio de uma contabilidade especializada na área médica?

Além disso, por conhecer bem o seu tipo de negócio, o profissional especializado poderá auxiliar você melhor na mensuração da sua lucratividade projetada. Isso permitirá definir o regime de tributação que proporcione a menor carga tributária e contribuir para a melhora nos seus resultados.

Contar com uma empresa de contabilidade especializada evitará que você tenha prejuízos causados por questões fiscais, e até mesmo perdas geradas por condutas ou situações que poderiam ter sido evitadas por meio de uma consultoria específica.

Seguindo cada uma dessas dicas e contando com o apoio de uma empresa que entenda do assunto, você não terá dificuldades para abrir uma clínica médica. Assim, poderá iniciar seus atendimentos sem se preocupar com a possível falta de ferramentas e equipamentos, nem com infrações a leis fiscais, contábeis e trabalhistas.

Gostou deste artigo? Quer saber um pouco mais sobre o processo? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Nossa equipe tem todas as informações necessárias para dar início ao processo de constituição da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *