BPO: o que é e como ele pode resolver burocracias na classe médica

BPO: o que é e como ele pode resolver burocracias na classe médica

Você já ouviu falar em BPO? Infelizmente, empreendedorismo, finanças e tributação não são temas ensinados nos cursos de ensino superior, inclusive nos que formam os profissionais da área da saúde.

Afinal, as instituições de ensino formam pessoas para cuidarem da saúde, porém, quando esses mesmos profissionais resolvem abrir um negócio, eles se veem frente a um emaranhado de questões financeiras, tributárias e trabalhistas. Nesse cenário de amplas obrigações legais, como um empresário da área médica deve agir?

Para solucionar esse tipo de questão surgiu a figura do BPO, um serviço prestado por algumas empresas especializadas para oferecer soluções em diversas áreas dentro de uma clínica médica. Continue lendo e descubra um pouco mais sobre essa atividade.

O que é BPO?

BPO (Business Process Outsourcing) traduzindo para o bom e velho português, significa terceirização de processos de um negócio. Entretanto, apesar de parecer simples, esse conceito vai muito além da assessoria ou consultoria que você, certamente, já deve conhecer bem. 

Nesse sentido, o BPO é um processo utilizado para a delegação de atividades que não estão, diretamente, relacionadas com a atuação do seu negócio. Em outras palavras, significa passar para outra empresa a responsabilidade por serviços essenciais da sua clínica médica, tais como: gestão financeira, contabilidade, jurídico, entre outras.

Qual a diferença entre BPO, assessoria e consultoria?

Algumas pessoas podem encontrar algum tipo de relação entre a consultoria e o BPO, isso é um equivoco. Esses dois serviços servem para aconselhar o gestor do negócio sobre as melhores práticas a serem adotadas em seu empreendimento.

Por sua vez, o BPO é um tipo de atividade em que a responsabilidade pela execução das tarefas é transmitida para outra empresa, ou seja, você não precisará realizar as ações práticas de gestão financeira da sua empresa médica, por exemplo, passando esse encargo para a prestadora de serviços.

Quais são as vantagens do BPO?

Agora que você entendeu o que é BPO e as diferenças desse tipo de serviço para os de consultoria e assessoria, mostraremos as principais vantagens e benefícios que você poderá conquistar ao optar por contratá-lo. Acompanhe!

Eliminação de vínculos empregatícios

Uma das primeiras vantagens é a eliminação de vínculos empregatícios. Como os trabalhos administrativos, contábeis e jurídicos serão destinados para outra empresa, os custos e riscos que envolvem as relações de trabalho também são direcionados a ela, eximindo sua empresa de reclamações judiciais e demais problemas trabalhistas.

Redução de despesas desnecessárias

Concomitantemente à redução de vínculos trabalhistas, também existirá a redução de custos com funcionários e outras despesas que são necessárias para manter setores financeiros, jurídicos e contábeis dentro de uma empresa da área médica.

Alguns gastos — por exemplo, energia elétrica, alimentação, materiais de expedientes, entre outros — acabam passando despercebidos por também serem utilizados em outras áreas. Contudo, ao eliminar esses departamentos dentro do seu negócio, os custos que você tinha com eles desaparecerão.

Melhora em processos

Ao terceirizar determinadas áreas da sua empresa utilizando a estratégia BPO, você poderá ter acesso a profissionais que seriam muito caros para serem contratados em seu empreendimento. As empresas que atuam nesse seguimento geralmente já contam, em seu quadro funcional, com os profissionais altamente qualificados e especializados necessários para desempenhar as atividades administrativas do seu negócio.

Com isso, ocorrerá uma melhoria considerável nos processos da sua empresa. Nesse sentido, além de cumprir com todas as obrigações fiscais, administrativas e trabalhistas, você poderá ter acesso a informações efetivamente valiosas sobre o seu negócio. A partir disso, poderá utilizá-las para tomar decisões importantes que poderão impactar diretamente no crescimento da sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Foco na carreira médica

Por fim, o mais importante benefício proporcionado pelo BPO é, sem dúvidas, possibilitar ao proprietário da empresa o foco na sua carreira médica. Ao transferir os trabalhos burocráticos para uma empresa especializada que, de fato, sabe lidar com essas questões, você terá tempo livre para se dedicar ao estudo e desenvolvimento da profissão que escolheu.

Assim sendo, disponibilizará de mais tempo para estudar procedimentos e novidades que surgem no mundo científico, a fim de poder ampliar seus conhecimentos e desenvolver outros tipos de atendimentos. E o melhor é que poderá fazer tudo isso sem se preocupar com o cumprimento de suas obrigações empresariais.

Além disso, ao investir em BPO, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento de seus clientes e ao relacionamento com fornecedores para obtenção de descontos e condições de pagamento e com os colaboradores necessários para o desenvolvimento da sua atividade-fim, tendo em vista que não será preciso ter pessoas com vínculo empregatício para cuidar da parte burocrática do seu negócio.

Como o BPO pode ser utilizado na área médica?

Agora que você entendeu o que é BPO e os benefícios que esse processo pode proporcionar ao seu negócio, deve estar se perguntando: como esse serviço pode oferecer todas essas vantagens para a sua empresa na área médica.

O BPO atuará em diversas frentes, entre elas, no planejamento tributário, fazendo uma profunda análise da situação da sua empresa e verificando os pontos da lei que podem ser aproveitados para reduzir a carga de impostos, bem como tornar sua empresa em compliance com a legislação tributária.

Também terá suporte de sistemas de altíssima tecnologia para gerenciar as despesas e receitas do seu negócio. Além disso, poderá contar com assessoria jurídica para dar segurança a todas as atividades da sua empresa médica, assim como com um serviço de contabilidade específico para o seu seguimento de negócio.

Considerando que você agora sabe o que é BPO, não perca mais tempo e contrate uma empresa especializada nesse trabalho. No entanto, você deve optar por uma prestadora de serviços que, efetivamente, conhece a área médica e todas as suas necessidades, assim como a ForDoctor.

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse tipo de atividade, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Assim, poderemos entender suas necessidades e oferecer a melhor e mais adequada solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *