Como escolher um contador para minha empresa?

Como escolher um contador para minha empresa?

Um empreendedor que visa o crescimento da sua empresa, independente da área de atuação, precisa conhecer profundamente a situação financeira do seu negócio. Por isso, o contador deve ser visto como um profissional indispensável para a gestão e não apenas como uma obrigação. Escolher um escritório de contabilidade, no entanto, não é uma tarefa muito simples. Alguns critérios devem ser observados para que a decisão seja eficaz.

Entre as várias vantagens de uma análise contábil eficiente está um melhor entendimento sobre os custos, as despesas e a rentabilidade de uma empresa. Essas informações podem direcionar o empresário, ajudando-o a tomar as melhores decisões dentro da realidade do seu negócio, como o regime de tributação mais adequado em determinado momento, a compreensão sobre o nível de endividamento e o lucro real.

Se quiser saber como escolher um escritório de contabilidade, continue lendo o artigo e veja as dicas listadas.

  • Procure indicações

Não escolha nenhum contador sem antes procurar indicações sobre o trabalho prestado por ele. Afinal, não existe critério melhor do que a avaliação de clientes antigos e atuais. Busque entender por qual motivo as empresas deixaram de contar com aquele serviço e veja o nível de satisfação existente.

Hoje, com a acessibilidade da internet e a utilização das redes sociais por grande parte da população, procurar referências é muito mais fácil. Você também pode escutar profissionais conhecidos para saber mais sobre os escritórios que atendem as empresas de cada um.

  • Confirme a situação cadastral dos escritórios

Depois de selecionar algumas opções, não esqueça de confirmar a situação cadastral que elas se encontram. Consulte os órgãos específicos para verificar a inscrição do profissional e até mesmo do escritório. A afiliação da empresa pode ser vista no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon). Já o registro dos responsáveis técnicos pode ser encontrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

  • Considere os serviços oferecidos

Um escritório pode oferecer diversos serviços de contabilidade, que vão muito além do pagamento de tributos. Pergunte sobre eles e avalie se eles atendem as necessidades e expectativas da sua empresa. Um aspecto que pode ser considerado um diferencial na hora de escolher um escritório de contabilidade é a assessoria tributária, que pode reduzir, legalmente, o valor gasto com impostos.

  • Busque um escritório especializado

O mais indicado é que se contrate uma contabilidade especializada no seguimento que a sua empresa atua, que tenha experiência para lidar com a sua profissão e consiga atender as necessidades da categoria com precisão e segurança. Dessa forma é mais fácil realizar uma organização mais eficiente, um atendimento personalizado e ainda o conhecimento tributário específico.

Gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *