Fundamentos básicos sobre gestão financeira para médicos

Fundamentos básicos sobre gestão financeira para médicos

Provavelmente você já ouviu falar em gestão financeira para médicos, não é mesmo? Apesar de ser uma expressão conhecida, muitas pessoas não sabem de fato o seu significado e a importância de aplicá-la nas empresas. Ela compreende, na verdade, o conjunto de ações e procedimentos administrativos, que vão desde o planejamento até o controle de atividades financeiras. Visando maximizar os resultados econômicos de uma instituição.

A falta de uma gestão financeira estratégica e qualificada pode prejudicar irreversivelmente os resultados de uma organização. Por isso, esse cuidado é essencial em qualquer empresa, inclusive para os profissionais da área da saúde que atuam em negócios particulares, como clínicas e consultórios.

Se esse for o seu caso, continue lendo o artigo e conheça 4 fundamentos básicos sobre gestão financeira para médicos!

1 – Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para o sucesso da administração financeira. Faça um levantamento dos recursos utilizados no seu consultório médico, incluindo todos os custos, por menores que sejam. Também é importante fazer uma previsão de gastos, um inventário do que já está disponível e uma lista de necessidades.

2 – Metas e objetivos alcançáveis

Outro aspecto que deve ser levado em consideração na gestão financeira para médicos é o estabelecimento de missões e estratégias para o seu negócio. Para isso, colete dados e estude as suas informações econômicas. A partir daí, defina metas, tendo projeções de lucros e despesas futuras como ponto de partida. Sabendo onde se quer chegar, fica mais fácil alcançar os objetivos.

3 – Tributação

Entender quais são os regimes adotados e como funciona o recolhimento dos impostos para médicos é essencial para uma boa gestão financeira, já que pode gerar ganhos altos para o negócio, reduzir os custos e ainda conquistar melhores resultados.

4 – Fluxo de caixa

O fluxo de caixa, ou seja, anotações sobre todas as transações financeiras feitas no consultório, precisa ser feito com um rígido controle. Somente assim é possível saber sobre as entradas e saídas de recursos no empreendimento. Além de planilhas no Excel, comumente utilizadas para fazer o controle das ações administrativas e financeiras do local,  também é possível utilizar diversos aplicativos e sistemas disponíveis no mercado.

O diferencial de um negócio bem sucedido pode ser uma boa gestão financeira. Lembre-se sempre disso e cuide da sua administração financeira ou da sua clínica/consultório!

Gostou do artigo? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *