Será que vale a pena para o médico constituir uma Pessoa Jurídica? Leia e descubra!

Será que vale a pena para o médico constituir uma Pessoa Jurídica? Leia e descubra!

Ser médico e atuar como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física é uma das principais dúvidas entre os profissionais, principalmente quando estão no começo de carreira. Fazer a escolha adequada é fundamental para uma boa lucratividade nos serviços prestados, principalmente pelo regime tributário, já que uma escolha errada pode gerar o pagamento dos impostos inadequados, impactando a saúde financeira.

Em época de crise econômica, escolher a melhor alternativa é um diferencial importante para que você consiga se destacar no mercado, e ser Pessoa Jurídica pode ser uma ótima chance para os médicos alcançarem sua autonomia financeira e profissional.

Quer conhecer as vantagens de ser médico Pessoa Jurídica? Continue sua leitura!

Organização financeira

Como Pessoa Física, existem duas maneiras de recolher o Imposto de Renda: mensal, por meio do pagamento do Carnê Leão, que é obrigatório quando os recebimentos são realizados mensalmente de outra pessoa física acima de R$ 1.903,98; e anual, por meio da Declaração do Impostos e Renda da Pessoa Física.

No entanto, alguns profissionais não conseguem fazer um controle eficiente por vários motivos, entre eles, a agenda cheia ou a falta de conhecimento, impedindo que o médico consiga manter os documentos em ordem, podendo chegar a confundir os gastos pessoais com os profissionais, e, consequentemente, ter dores de cabeça com o Fisco.

Como Pessoa Jurídica, será necessário encaminhar as notas fiscais emitidas, as despesas realizadas e os extratos bancários para o contador, que realizará a apuração dos tributos e o envio das declarações. Dessa forma, não terá problemas quanto aos lançamentos realizados, com o arquivamento dos documentos e nem correrá o risco de ser autuado pelo Fisco.

Redução de impostos

Os médicos que atuam como Pessoa Jurídica pagam um percentual menor de impostos quando se compara com o valor pago de Imposto de Renda como Pessoa Física, podendo chegar a 50% de diferença dependendo do regime tributário escolhido. Por este motivo, é muito importante contar com o auxílio de um profissional para avaliar as características do negócio, como faturamento, porte, margem de lucro e demais, para fazer a escolha da tributação ideal.Diversidade de atuação

Autonomia e Flexibilidade

O médico Pessoa Jurídica tem mais autonomia para atuar quando comparado ao médico Pessoa Física. Isso porque ele tem liberdade de montar seus horários de acordo com sua rotina e trabalhar em diversas instituições, como hospitais, clínicas, entre outras, sem ter vínculo trabalhista com nenhuma delas, além de montar um escritório próprio.

Oportunidades de trabalho

A maioria dos hospitais e das clínicas prefere contar com os serviços do médico Pessoa Jurídica, já que assim é possível eliminar o vínculo empregatício, que propicia a redução de gastos com encargos trabalhistas e o cumprimento de várias burocracias. Assim, existem mais oportunidades de trabalho para os médicos que possuem a própria empresa.

Qualidade nas prestações de serviços

A empresa eleva a qualidade das prestações de serviços, já que ocorre a emissão de notas fiscais, melhorando o controle do faturamento além de ter maiores possibilidades de conseguir condições diferenciadas com os fornecedores, tendo em vista que muitos deles melhoram os preços e as condições de pagamentos para Pessoas Jurídicas.

Em alguns casos, o CNPJ também melhora a relação com as instituições financeiras, o que facilita a obtenção de investimentos e empréstimos por parte do profissional.

Conseguiu entender as vantagens de atuar como médico Pessoa Jurídica? Esperamos que sim. Contudo, para aproveitar todas as vantagens que esse modelo pode oferecer, é muito importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no ramo de saúde, que assegure uma melhor gestão de todas as questões que envolvem uma PJ e evite erros que podem gerar algum tipo de prejuízo.

Agora que você entende melhor as vantagens de ser médico PJ, saiba, agora, 5 benefícios de contratar uma empresa de contabilidade especializada para médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *