[POST ESTENDIDO] 8 perguntas frequentes sobre Contabilidade para Médicos

[POST ESTENDIDO] 8 perguntas frequentes sobre Contabilidade para Médicos

 IMPORTANTE: solicitamos que o responsável pelas postagens no blog assista à este tutorial (https://is.gd/mTH2XQ). Nele, ensinamos como atualizar o conteúdo no seu blog sem perder a URL e causar conteúdo duplicado. Reforçamos que o texto desta pauta não deve ser postado automaticamente pela plataforma da Rock. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

—————————————————————————————————————-

A rotina intensa de um médico exige um cuidado muito grande com a sua movimentação financeira e patrimonial. A contabilidade para médicos gera um acompanhamento desse fluxo (financeiro ou de bens) que é fundamental para a saúde financeira da empresa ou do profissional, tanto em termos contábeis quanto para a garantia de recursos operacionais necessários ao dia a dia.

As orientações feitas por uma assessoria contábil evitam problemas futuros com a Receita Federal do Brasil. Por essas razões, separamos as 8 perguntas mais frequentes para sanar suas dúvidas sobre contabilidade para médicos. Confira!

1. Como a contabilidade ajuda na constituição de uma pessoa jurídica?

Conforme um médico se desenvolve no mercado, chegará um momento em que será mais vantajoso começar a trabalhar como pessoa jurídica. Esse é um questionamento bastante comum de ser ponderado pelos profissionais do ramo, já que à primeira vista parece um investimento alto.

Entretanto, trabalhar como pessoa física apresenta diversas limitações e pode acarretar despesas mais elevadas, já que o profissional pagará uma alíquota de Imposto de Renda (IR) mais alta, que pode chegar a 27,5% do rendimento. Por outro lado, ao constituir uma empresa, é possível que a soma dos impostos (incluindo IR) totalizem uma alíquota de apenas 13,44% da receita.

Além disso, dificilmente um médico conseguirá aumentar seus lucros somente trabalhando por conta própria. Precisará contar com uma equipe composta por secretários, atendentes, enfermeiros e outros médicos para expandir seus serviços e sua carteira de clientes.

O auxílio da contabilidade é fundamental para a concretização desse objetivo. Os profissionais identificarão o tipo de empresa ideal para você, emitirão os relatórios e documentos necessários, realizarão os registros na Junta Comercial ou Cartório, Receita Federal, Prefeitura, entre outros procedimentos exigidos por lei.

2. Como separar minhas finanças?

É necessário cautela para não confundir finanças pessoais com profissionais. Este é um erro muito comum, principalmente em clínicas de pequeno e médio porte. Essa falta de organização gera problemas no fluxo de caixa, prejudica a gestão financeira e pode acarretar rombos nos cofres da empresa.

Isso ocorre porque o médico não consegue identificar com precisão onde estão os gastos. Ou seja, quando são utilizados recursos da empresa para arcar com despesas pessoais, o negócio pode terminar o exercício com prejuízos, e a causa do problema será difícil de identificar.

3. É preciso planejar?

Sim, é preciso planejar sempre! Não se preocupe apenas com o presente. É imprescindível projetar o fluxo de caixa, estimando as receitas e despesas a médio prazo. Lembre-se: alimente seu fluxo de caixa para contar com maior segurança financeira.

Existem diversos planejamentos que podem criar grandes diferenciais para o desenvolvimento da clínica ou consultório. Um deles é o planejamento tributário, que consiste em aproveitar isenções ou organizar as finanças para reduzir a carga tributária de forma totalmente legal.

4. Como me resguardar?

Não deixe de guardar os comprovantes dos gastos relacionados às suas atividades profissionais! A falta desses documentos pode acarretar em cálculos excessivos dos impostos. Negligenciar os documentos também torna os relatórios de caixa imprecisos, o que prejudica as tomadas de decisões do negócio.

Por outro lado, o médico pode usufruir de uma contabilidade especializada para armazenar melhor seus documentos, além de utilizar estrategicamente os dados para gerar relatórios e balanços que exponham de forma clara, transparente e real a situação da empresa.

5. Por que devo emitir nota fiscal?

Deixar de emitir nota fiscal é um dos erros mais comuns e mais mais graves, pois caracteriza a sonegação fiscal, crime previsto no código penal definido no art. 1º da Lei 8.137/90. A partir do momento em que uma prestação de serviço é realizada por você ou sua clínica, é obrigatório emitir a nota fiscal, sendo recomendável delegar essa atividade a contadores, de forma a eliminar a possibilidade de erros na emissão.

É importante saber que, conforme o número de clientes aumenta, fica mais difícil emitir, armazenar e controlar todas as notas fiscais. Nesse aspecto, os serviços contábeis especializados também auxiliam os médicos ao tornar esse processo mais ágil. Isso permite a expansão do negócio sem aumentar consideravelmente os custos.

6. Quais as vantagens de um acompanhamento contábil?

A maior vantagem é a redução do tempo dedicado a esse trabalho, evitando eventuais erros e problemas tributários no futuro. Caso haja alguma inconsistência ou erro no recolhimento de imposto, ainda que de forma involuntária, a rentabilidade da clínica ou do profissional será diretamente afetada. Ainda há vários outros benefícios garantidos por esse serviço. Alguns exemplos são:

  • organização das finanças;
  • diminuição de tributos;
  • cumprimento das obrigações legais;
  • auxílio na tomada de decisões;
  • regularização do negócio.

7. Como a contabilidade diminui os tributos?

Muitos profissionais não sabem, mas é perfeitamente possível reduzir a carga tributária de empresas de forma legal. São diversos regimes tributários existentes, sendo que o mais comum para os médicos é o Lucro Presumido, em que se aplicam alíquotas predefinidas a partir de uma base de cálculo que corresponde a um percentual do faturamento.

O Simples Nacional geralmente tem uma carga tributária mais baixa que a tributação da pessoa física, além de apresentar uma forma de recolhimento mais simples e um custo contábil inferior a outros regimes tributários, como o Lucro Real. No entanto, é importante fazer uma análise detalhada da estrutura do negócio para determinar qual regime é mais adequado para a situação atual da clínica ou do consultório.

Por isso, para fazer a escolha e o recolhimento correto dos tributos, uma assessoria contábil é fundamental, já que é preciso realizar cálculos precisos, não atrasar as obrigações, bem como preencher os documentos corretamente. Caso contrário, a empresa poderá arcar com multas e outros problemas com o Fisco.

8. Quais os serviços mais comuns oferecidos por uma assessoria contábil aos médicos?

Além da presença de profissionais especializados na área da saúde, quem contrata uma assessoria ou consultoria contábil especializada pode contar com:

  • redução da carga tributária sobre o faturamento;
  • distribuição de lucro com isenção de imposto para os sócios;
  • planejamento tributário para quem deseja se tornar pessoa jurídica;
  • assessoria fiscal, contábil, trabalhista e societária;
  • elaboração de todas as demonstrações contábeis;
  • caso seja necessário, reuniões periódicas com orientações sobre aspectos gerenciais da empresa.

Muito profissionais exercem perfeitamente os trabalhos de seus ramos de formação, mas enfrentam dificuldades para abrir, manter e gerir o próprio negócio. É indispensável ter conhecimento especializado e contar com uma avaliação contábil precisa para manter a saúde financeira de qualquer empresa.

Quando a contabilidade para médicos é feita adequadamente, ela não apenas cumpre seu papel fiscal e legal, como também auxilia na tomada de decisões, reduz custos, ajuda na expansão do negócio, aumenta a produtividade, otimiza processos e muito mais.

A ForDoctor é uma empresa moderna e especializada em atender médicos. Ela conta profissionais experientes e usa a tecnologia para suprir todas as necessidades de um negócio da área médica. Se interessou? Entre em contato conosco agora mesmo e aproveite os benefícios de uma contabilidade especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *