Financiamento para médicos: taxas e limites

O financiamento para médicos costuma estar relacionado a uma série de aportes de altos valores, estes que podem ser difíceis de conseguir, a depender do histórico de crédito dos profissionais. No topo desse obstáculo, há ainda a questão das taxas e dos limites que são impostos.

Para facilitar um pouco esse processo, o Estado oferece alguns diferenciais, trazendo programas de crédito para médicos autônomos, ou mesmo quaisquer profissionais da saúde que desejam acesso a crédito facilitado.

No decorrer desse artigo vamos falar um pouco do financiamento para médicos e como melhor solicitar esses valores.

Como funciona a linha de crédito para médicos

Existem diferenças entre o empréstimo comum e o empréstimo oferecido para médicos. Instituições financeiras costumam possuir linhas de crédito diferenciadas, com taxas de juros específicas para esses profissionais. Da mesma forma, o Estado também oferece algumas facilidades, principalmente destinadas a profissionais liberais autônomos.

Durante a Pandemia do novo Coronavírus, alguns diferenciais foram criados por meio da Lei 14.045 de 2020. Através dela, autônomos com formação superior, tal qual os médicos, podem ter acesso a 50% do rendimento anual declarado no Imposto de Renda em empréstimo. O limite oferecido é de R$ 100.000.

Existem outros caminhos para conseguir acesso ao empréstimo para médicos, e isso sem recorrer às facilidades oferecidas pelo Estado.

Como solicitar financiamento para médicos da melhor maneira

Tomar um empréstimo pede cuidado e bastante estudo. Desde já, o auxílio profissional nesse momento pode ser bastante importante, a fim de evitar taxas abusivas, ou mesmo, conseguir debater melhores limites de valor ou de pagamento.

Alguns dos passos para conseguir um bom empréstimo para médicos seriam:

  • Bom planejamento: Através de um bom planejamento você aproveita as melhores oportunidades, pesquisa bem o que é oferecido pelos bancos e instituições financeiras, e consegue negociar o empréstimo;
  • Pesquisa: Diversos bancos oferecem diferenciais, como um maior aporte caso você tenha aptidão de entregar um imóvel ou outros bens enquanto garantia do pagamento do empréstimo. O mesmo vale para as linhas de crédito que são lançadas constantemente em nível federal ou estadual para algumas classes de profissionais liberais. No entanto, confira essas atualizações e conte com um especialista na área contábil;
  • Organize as finanças: Apenas com uma boa gestão financeira pode-se ter certeza de que o empréstimo tomado não gerará impactos negativos na rotina de atuação. Então, existem algumas regras comuns como a manutenção de parcelas abaixo de 30% do lucro mensal, por exemplo. Logo, cada caso deve ser analisado particularmente, para entender melhor como organizar as finanças e garantir sucesso na tomada de um financiamento para médicos.

Conte com especialistas na área contábil médica

ForDoctor é a sua contabilidade médica. Ou seja, somos especializados na área e certamente poderemos lhe prestar assessoria nesse momento tão importante de sua carreira. Se deseja entender melhor como funcionam nossos serviços, ou mesmo alguns detalhes acerca de nossa especialização e experiência, converse conosco agora mesmo.

Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.