Minha PJ está irregular, como posso me regularizar para emitir NF? – Copy

Uma surpresa muito ruim na rotina de um empreendedor é abrir o site de emissão de notas e perceber que existe uma pendência, que impede a criação de uma nova NF-e. E aí surge uma pergunta: com uma PJ irregular, como regularizar rapidamente e emitir notas?

Hoje a ForDoctor vai focar exatamente nesse assunto, a fim de esclarecer para você, médico PJ, como fazer sua regularização de maneira prática.

Como regularizar um CNPJ inapto

Quando temos uma PJ irregular, estamos diante de um CNPJ inapto de emitir Notas fiscais, essa é uma forma que a Receita Federal tem de obrigar os contribuintes a regularizarem a situação quanto antes. A irregularidade pode acontecer por diversas razões, mas as principais delas são a não declaração de informações, ou o não pagamento de taxas e impostos.

Para regularizar a situação, o médico PJ deverá:

  • Entender o motivo: O primeiro passo é saber o que está pendente. Juntamente ao aviso de que o CNPJ está inapto, costuma vir um detalhamento do que está pendente. É possível também ingressar no site da Receita Federal e pesquisar a Situação Fiscal, verificando tudo o que foi declarado e escriturado nos últimos anos;
  • Realizar cálculos: Uma vez que a causa da irregularidade tenha sido encontrada, é hora de saber exatamente o valor que deve ser pago a fim de regularizar a situação. Nesse momento, a ajuda de um contator é um grande diferencial, já que ela saberá exatamente todas as alíquotas, variações e cálculos necessários;
  • Pagamento da obrigação: Caso o motivo da irregularidade tenha sido um pagamento, é hora de recolher os tributos e garantir a regularização quanto antes.

Vale lembrar que, em muitos dos casos, o simples ato de emitir um boleto com valor da taxa a ser paga, já é o suficiente para regularizar a situação. Assim, contar com a contabilidade especializada para médicos é tão importante.

Em situações como a emissão de notas para o pagamento de serviços prestados a postos de saúde ou plantões hospitalares, não há tempo a se perder, e diante de uma apertada janela do financeiro desses estabelecimentos, alguns dias de atraso podem implicar em mais de um mês de espera para o depósito dos valores.

A assessoria contábil como prevenção de irregularidades

Se contar com uma contabilidade especializada para médicos é interessante a fim de regularizar a situação de um CNPJ inapto, melhor ainda é contar com uma assessoria constante de tais profissionais. Através do serviço de assessoria contábil, você pode garantir que seu CNPJ continuará apto e capaz de emitir notas, por meio do constante pagamento de impostos e entrega de obrigações fiscais.

É interessante, entretanto, contar com especialistas no segmento médico, já que este exige alguns cuidados específicos na rotina contábil.

ForDoctor: a sua contabilidade médica

Ao fim da leitura desse artigo, sente que a contabilidade médica é o serviço que você precisa para te ajudar em sua rotina? Então converse agora mesmo conosco da ForDoctor e garanta os melhores especialistas ao seu lado. 

Esperamos seu contato desde já.